5.7.09

O Sapato da Sogra

Doutor, tudo foi um repente, uma confusão. Ela era uma perita em banco de trás. Batons para um lado, sapatos para outro, como um sonho estranho. [...] Garanto-lhe que nem na tropa eu me tinha alguma vez servido de uma mulher da vida. Mas a curiosidade... [...] O pior, doutor, o pior ainda está para vir. Nem queira saber... É que no outro dia era sábado. Mas não era um sábado qualquer. A minha sogra fazia anos e tínhamos todos combinado ir almoçar ao Ginjal a uma tasquinha que tem umas sardinhas assadas e um tinto de se lhes tirar o chapéu. Lá nos metemos no carro, eu e a minha mulher à frente, a minha sogra e a minha filha Alexandra, atrás. Não é que durante o caminho eu vou sempre com uma mão no volante e outra, disfarçadamente a espiolhar, a tudo quanto chegava, não tivesse a galdéria do dia anterior deixado alguma coisa esquecida ali por baixo dos bancos? E que descubro eu? [...] Pois é, mesmo por baixo do meu banco estava um sapato. [...] Não é tarde nem é cedo - pensei - enquanto olhava o Cristo Rei, desviei num segundo o olhar para o lado oposto e disse: Já viram como as giestas estão tão amarelinhas desse lado? Elas a olharem, para ver onde estavam as giestas e zás, sapato janela fora. [...] Parei o carro junto ao restaurante do Ginjal, toca a sair toda a gente, menos a minha sogra. Ai, Tó Zé, tem que descobrir aí debaixo do seu banco onde é que o meu sapato foi parar, que eu tenho muita dificuldade em me curvar. O seu sapato? Qual sapato? Então não os trazia nos pés!? Não. São a estrear e o direito descalcei-o porque me estava aqui a moer um calo. O carro não tem buracos, tem de estar aí debaixo. Ainda por cima uns sapatos de pele de crocodilo que me custaram os olhos da cara.

("O Sapato da Sogra" de Eduardo de Brito Aranha
Ilustrações de Joana Silvestre)

2 comentários:

Lua disse...

gosto=)isso foi quando determinado individuo foi ao medico buscar um analgésico potente para remediar o banano que levou da sogra...:p baci

A. disse...

Ahah. Lê o livro que também ias gostar (:

A.'s shared items in Google Reader